quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O FILHO PRÓDIGO E SEU EGOÍSMO



“Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante...” (Lucas 15:13).

O filho pródigo sentiu cócegas no seu ego, e cheio de amor pelos seus próprios bens e sem nenhuma consideração aos interesses de outros, pegou a quantia que lhe cabia como herança e deixou a casa do pai. O egoísmo o escravizou e o fez separar da casa paterna.
O egoísmo sempre traz sérios problemas a si mesmo e às pessoas do seu convívio. O povo de Deus, aquele que segue a Cristo, traz em si a semente do altruísmo, o oposto ao egoísmo; é um povo que tem o coração de servo. “Nisso conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (1 João 3:16-17).
Cristo que é Senhor e pastor supremo da Igreja identifica-se com aqueles que têm fome, com os que têm sede, com aqueles que precisam ser acolhido. Identifica-se, também, com aqueles que precisam de roupas, ou que estão enfermos, ou ainda, com aqueles que se encontram aprisionados, de alguma forma.
Está escrito que, quando Jesus vier em sua glória, àqueles que com o coração compassivo atender a estes necessitados, ele dirá: “Venham benditos do meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram” (Mateus 25:34-36). Por isso. no meio do povo de Deus não há lugar para o egoísmo, e ninguém tem vontade deixar a casa do nosso Pai celestial.

Ore: Amado Pai celestial! Dá-me um coração compassivo como o coração do seu amado Filho, Cristo Jesus; e, seja exterminada da minha vida cristã, toda semente do egoísmo. Em nome de Jesus.
Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário