quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O FILHO PRÓDIGO, SEU RECONHECIMENTO, ARREPENDIMENTO E DECISÃO




A perda de tudo o que tinha, a humilhação e a necessidade extrema, ajudaram o filho pródigo a reconhecer que estava trilhando caminho totalmente errado, em direção totalmente contrária. “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz a morte” (Provérbios 14:12).
Agora brota do fundo do coração do filho pródigo um sentimento de arrependimento profundo, como acontece para aqueles que se afasta da presença de Deus, o Pai. A Bíblia diz: “Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, o seu Deus, pois é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor...” (Joel 2:13).
O filho pródigo estava como alguém numa encruzilhada, tendo a sua frente dois caminhos: O caminho de morte e destruição total e o caminho de volta à casa paterna, onde até os servos da casa gozava de bem estar e muita fartura. “Assim diz o Senhor: Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso” (Jeremias 6:16). O filho pródigo decide voltar à casa do pai. “Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai...   (Lucas  15:18).
Quando ele saiu de casa, saiu como filho; embora rebelde. Ele se perdeu no mundanismo, mas no coração do pai ele continuava como filho. Aquele que é filho sempre volta.
A experiência amarga do filho pródigo mostra a experiência de todo àquele que sai da presença de Deus. Há muito que aprender com essa parábola!

Amado Pai celestial! Como está escrito, o teu espírito comunica com o meu espírito, testificando que sou teu filho. No entanto como criança em Cristo, levada ainda por uma natureza rebelde, deixei a tua presença e experimentei perdas, humilhação e dificuldades; decidi-me, então, voltar a ti. Com teu amor eterno e a tua paciência comigo, tu me transformaste em um filho que está sempre na tua presença, pronto para servir. Com minha gratidão oro a ti, em nome de Jesus. Amém.

Adolpho Salgado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário