segunda-feira, 15 de abril de 2013

DEPRESSÃO, À LUZ DAS ESCRITURAS



Uma palavra às famílias
Leia Mateus 11:28-30

A depressão é um mau que tem feito muitas famílias sofrerem. O termo depressão não é discutido na Bíblia. Há, porém, muitos textos que sugerem esse estado de alma no ser humano. Nos Salmos 69 e 102, por exemplo, o salmista, usando de alegorias, mostra sua alma totalmente abatida. É preciso ressaltar que, nos textos desses salmos, apresenta também uma esperança e confiança em Deus.
No capítulo três do Livro de Jó deparamos com este patriarca em visível estado de depressão: “(... Jó abriu a boca e amaldiçoou o dia do seu nascimento). No Livro de Números (Números 11:11-15), encontramos Moisés, um tremendo servo do Senhor, emocionalmente desequilibrado, mostrando estar com sua alma abatida.
O profeta Elias foi um servo de Deus poderoso em milagres. Mediante sua oração a terra não recebeu chuva por três anos e seis meses; também multiplicou, num milagre fantástico, a farinha e o azeite de uma mulher viúva. Este profeta também orou ressuscitando um menino, atendendo a uma mãe aflita. Também foi Elias que diante dos profetas de Baal, restaurou o altar e preparou o sacrifício ao Senhor. Depois de tudo preparado ele orou e caiu fogo do céu consumindo o holocausto, mostrando uma ação poderosa do verdadeiro Deus. “Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!  (1 Reis 18:39).
Depois disso Elias orou para que chovesse sobre a terra, e depois de três anos e seis meses sem chuva, o céu se fechou com nuvens escuras, e choveu abundantemente em Israel. No entanto quando Jezabel, mulher do rei Acabe, prometeu matá-lo, ele fugiu e entrou em profunda depressão. Ele chegou a pedir que o Senhor tirasse a sua vida, e foi socorrido por um anjo enviado por Deus.
Não podemos deixar de falar de Jeremias, o profeta chorão. Dele temos um livro inteiro com suas lamentações. Mas, a grande benção é saber que Jesus conhece bem a alma daqueles que sofrem com o mau da depressão. No Jardim do Getsêmani ele enfrentou uma depressão jamais vista. Parece que Jesus foi acometido por uma hemotidrose, quando o suor de uma pessoa vem acompanhado com sangue. Neste caso, motivado por um abatimento causado por uma profunda emoção. As finíssimas veias capilares das glândulas sudoríparas se romperam. A transpiração de Jesus trouxe sangue misturado com suor. Por isso, Jesus conhece bem o sofrimento de quem sofre com o mau da depressão; e seu apelo ecoa ainda hoje em nossos ouvidos: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso para as suas almas” (Mateus 11:28).
Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário