segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

FIM DE ANO - TEMPO DE REFLEXÃO

“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Salmo 90:12)

Em toda passagem de ano as empresas fazem balanço. Contam seus lucros e suas perdas. Fazem uma reflexão com respeito aos momentos positivos e negativos daquele ano, e fazem seus projetos para o novo ano. Os empresários mais inteligentes transformam seus fracassos em lições de vida, que os levam a sucessos futuros. Assim acontece também com os governantes.
No entanto, muitos séculos antes do nascimento de Cristo, o Senhor já mostrava aos homens a necessidade de, no fim de cada período da vida, parar para refletir, fazendo um balanço a respeito dos seus fracassos e vitórias. A reflexão gera indagação: Porque aconteceu isto?  Como foi acontecer aquilo?
Quando somos do Senhor, a resposta vem do Senhor; e isto gera em nós sabedoria. Sabendo que Deus está no controle de tudo, nossa alma engrandece ao Senhor e cheio de gratidão ficamos mais próximo de Deus.
Estamos no fim da jornada de mais um ano. Durante uma jornada, agora me refiro a uma caminhada longa, vai grudando nos nossos pés as sujeiras do caminho. Nos tempos de Jesus, quando alguém chegava a uma casa depois de uma longa caminhada, era lhe preparada água para lavar os pés.
Pior do que a sujeira do corpo é a sujeira da alma. Durante o ano somos vítimas de ofensas, injustiças, insultos, injúrias, humilhações, etc. Isto gera em nosso coração ansiedade, angústias, tristezas, raiva e muitas outras coisas. Somos, também, somos especialistas, muita vezes, em criar um cantinho em nossa alma a fim de ocultar essas coisas. Após uma jornada de um ano a nossa alma está enferma e a nossa alegria já não é verdadeira. Nossa alma precisa ficar livre desses lixos.
Se isto estiver acontecendo conosco, o que devemos fazer neste final de ano? Seguir os conselhos de Jesus, nosso Mestre e Senhor. Ele diz; ”Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28).  O apóstolo Pedro diz:” Entregue toda sua ansiedade a Deus, pois ele cuida de vocês” (1Pedro 5:7). Ansiedade é a matéria prima que faz gerar em nosso coração tudo aquilo que prejudica nossa alma e reflete em nosso corpo; são os problemas psicossomáticos.
Temos que fazer um “pacotão” de toda essa lixeira da alma e trazer aos pés do Senhor. Ele vai transformar tudo isso em bênção para nós. Com nossa alma saudável vamos ter comunhão plena com Deus e com nosso próximo. Vamos apresentar ao Senhor os nossos projetos para o novo ano, certo da vitória. Com estas palavras desejamos a todos um Feliz Ano Novo.

Adolpho e Rosinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário