domingo, 27 de abril de 2014

FELIZ FOI ADÃO QUE NÃO TEVE SOGRA... NEM SOGRO

Já se tornou folclórico associar sogra a problema, confusão, desentendimento. O parentesco entre sogra e nora é um mito e originou lendas muitas vezes amargas e desabonadoras, outras vezes divertidas.
No entanto, sogros e genros também têm suas desavenças. Talvez mais veladas e camufladas e, por isso, mais complicadas de serem resolvidas.
Mas o relacionamento difícil entre os sogros, genros e noras não precisa ser um estigma indelével. Moisés e seu sogro Jetro deixaram um belo exemplo de amizade e respeito às diferenças individuais entre dois homens que amavam a Deus e o povo a que pertenciam.
Em Êxodo 2:15-17, lemos o relato sobre o encontro de Moisés com sua futura esposa, Zípora, sobre como ele a libertou e as suas irmãs da crueldade de pastores que não queriam permitir que elas dessem de beber ao rebanho de seu pai na fonte local. Ao tomar conhecimento do senso de justiça e coragem daquele forasteiro, que julgava ser egípcio, Jetro desejou conhecê-lo. Percebendo que Moisés amava sua filha, ele abençoou o casamento dos dois (Êxodo 3:16-22). É preciso lembrar que Jacó, outro genro citado nas Escrituras e que viveu uma situação semelhante a de Moisés, não teve a mesma sorte com seu sogro, Labão. Na noite de núpcias, ele não recebeu a mulher que amava e por quem havia trabalhado durante sete anos. Sem ver outra saída, foi obrigado a trabalhar mais sete anos pelo dote de Raquel.
Moisés e Jetro sabiam que uma amizade não pode ser consistente e duradoura se não houver confiança irrestrita entre os amigos; e, no que se refere a um relacionamento familiar saudável, a amizade é fundamental.
Moisés e Jetro eram amigos e se valorizaram reciprocamente. Mais tarde, a Bíblia revela a sabedoria de Jetro, quando ele aconselhou Moisés a não tentar fazer tudo sozinho, mas delegar responsabilidades a outros, ensinando-o, assim, a aplicar um dos maiores princípios de liderança.
Texto de Jaime Kemp
Bíblia da Família – Sociedade Bíblica do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário