terça-feira, 1 de abril de 2014

PERDOAR É PRECISO

No meu ministério com famílias encontrei muitos lares, onde a paz não encontrou o seu lugar; onde a semente da angústia, da revolta, do descontentamento, da amargura de alma, floresce como erva daninha.
O apóstolo João no fim da sua vida, quando exilado na Ilha de Patmos, escrevendo o Livro do Apocalipse, narra uma cena que os pais de família deveriam meditar sobre ela. Ela mostra Jesus batendo em uma porta e dizendo: “Eis que eu estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” (Apocalipse 3:20).
Alguém transformou este versículo num quadro muito bem pintado, onde mostra a porta de uma casa, e Jesus do lado de fora, insistindo para entrar. O pintor fez questão de mostrar que a porta não tinha maçaneta do lado de fora. A porta deveria ser aberta pelo pai de família.
Jesus é o príncipe da paz (Isaias 9:6). O lar onde o príncipe da paz está do lado de fora, fica sujeito às forças espirituais da maldade. Os membros da família nunca vão abrir a boca para pedir perdão e liberar perdão, e esse lar continua sob o domínio das trevas.
A Bíblia diz que, na cruz, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados. Deus amou tanto a humanidade, mesmo corrompida e pecadora, que deu seu amado Filho para morrer naquela cruz, atraindo sobre si os pecados de todos nós. Para Deus nos perdoar, sem, contudo violar a sua justiça, esta foi a solução. Está escrito: “E, quando vós estáveis mortos nos pecados (...) vos vivificou juntamente com ele(Cristo), perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças (...), e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz” (Colossenses 2:13-14). Diante desse esforço divino, a fim de perdoar os nossos pecados, não tem mais nada a fazer para aqueles que insistem em não pedir perdão e nem liberar perdão. Esses, como diz Jesus (Mateus 18:35), ficarão sujeitos a verdugos ou atormentadores, até aprenderem.
Lutemos pela paz em nossos lares. Pais ensinem aos seus filhos que, perdoar é preciso.
Adolpho Salgado



Nenhum comentário:

Postar um comentário