quinta-feira, 17 de abril de 2014

JESUS LAVA OS PÉS DOS DISCÍPULOS

JESUS LAVA OS PÉS DOS DISCÍPULOS

Outra coisa importante que aconteceu por ocasião da última ceia de páscoa de Jesus com seus discípulos, foi o lava pés. Quando os judeus hospedavam alguém em sua casa, era costume o servo da família, ou alguém disposto a servir, providenciar água e lavar os pés dos seus hóspedes.
Naquele ambiente onde aconteceu a última ceia, estava Jesus e seus doze discípulos. Não havia servo, e ninguém se dispôs a servir nessa tarefa tão humilhante. Então, Jesus tirando sua capa e pegando uma toalha, pôs água em uma bacia e lavou os pés de seus discípulos, um por um.
Com certeza, João e Tiago teve seu coração tocado naquele momento, mais que os outros discípulos. Ambos, dias antes, envolveram até sua mãe para induzir a Jesus, a fim de conseguirem os primeiros lugares, quando Jesus estabelecesse o seu reino.
Esse comportamento estranho, para um discípulo de Cristo, causou uma grande indignação entre os outros dez discípulos. Jesus interveio e chamando-os para si repreendeu-os, explicando que entre eles não deveria ser assim. Antes de qualquer coisa era preciso que eles aprendessem a servir.
Jesus fez com que todos olhassem para o seu próprio exemplo, pois sendo ele em forma de Deus, aceitou aniquilar-se a si mesmo, e tomando a forma de servo nasceu entre nós. Como servo Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz. Ele mesmo disse: O Filho do homem não veio para ser servido, mas, para servir.
Quando Jesus acabou de lavar os pés de todos, ele tornou a vestir a sua capa, e sentando novamente entre os doze, disse: Vocês entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam Mestre e Senhor e dizem bem, porque eu o sou. Ora, se eu Senhor e Mestre lavei os pés de vocês, também vocês devem lavar os pés uns aos outros, porque eu lhes dei exemplo.
Lavar os pés uns aos outros significa servir uns aos outros. Num mundo, onde a maioria das pessoas sofre de um egoísmo doentio, as palavras de Jesus continuam ecoando aos nossos ouvidos: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”. Em outras palavras isto significa: Mais bem-aventurados são aqueles que servem do que aqueles que são servidos.

Amados pais! Busquem a comunhão perfeita com Cristo e tenham as palavras de Cristo em seus corações. Então peçam ao nosso Pai celeste, em nome de Jesus, para que seja criado em cada um de seus filhos, um coração de servo.

Adolpho Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário